Bom, agora nessa postagem irei comentar um pouco sobre os recordes de animais pré-históricos da era Mesozóica, como inteligência, tamanho ou outras coisas.
Animal mais alto: O animal mais alto que se conhece é o saurópode
Sauroposeidon(Lagrto Poseidon), que media por volta de 21 metros de altura! Como todo animal de seu grupo, era herbívoro, e tinha um pescoço longo, por isso sua altura é tão grande, mas, isso só acontece porque ele é da família dos Braquiossaurídeos, portanto, seu pescoço é mais "empinado"(também tem o recorde de "Maior Pescoço").
|
Sauroposeidon e dois terópodes, note a altura
@Autor desconhecido(por favor me informe se souber o nome |
Animal mais comprido(vertebrado): O título de animal mais comprido vai ao saurópode
Seismosaurus(Lagarto Terremoto), que media aproximados 52 metros de comprimento! O animal viveu durante o período Jurássico, assim como o
Sauroposeidon, mas não é tão alto pois seu pescoço é menor e mais horizontal, apesar de poder ser esticado para cima.
|
O gigante Seismosaurus
©DK 2003 |
Maior terópode conhecido: Esse "troféu" não vai ao
Spinosaurus, e sim para o
Giganotosaurus(Lagarto Gigante do Sul), que era mais alto e mais pesado. Enquanto o Spino media 5 metros de altura pesava 6,8 toneladas, o Giganotossauro pesava 8,4 toneladas e tinha 6 metros de altura. Viveu durante o Cretáceo, há mais ou menos 100-93 milhões de anos, e era um ótimo caçador em bandos. Seus fósseis foram encontrados na Argentina, mais especificamente na Patagônia.
|
Giganotosaurus caçando um Argentinosaurus
©Urborne 2003 |
Menor dinossauro: O menor dos dinos conhecidos é o
Microraptor, um pequeno dinossauro emplumado que viveu durante o período Jurássico, e media apenas 40-50 cm aproximadamente, pois como era coberto por plumas, seu peso era muito pequeno também, cerca de apenas 900 g! Ele era tão leve que podia saltar de árvore em árvore para se alimentar de pequenos insetos e larvas.
|
Microraptor gui, o menor dos menores dinos conhecidos
©Gabriel Lio |
Maior animal carnívoro: Já avisando, o maior animal carnívoro não é o Liopleurodon(cheque a postagem que fala sobre isso para saber mais um pouco), é o
Shonisaurus, mesmo a maioria das espécies terem apenas 15 metros, existe uma que chegava até 21 metros de comprimento, e pesava mais ou menos 60 toneladas. Era um Ictiossauro, ou seja, tinha um formato de peixe e por isso nadava facilmente, e viveu durante o Triássico Superior e um pouco do Triássico Inferior. Mesmo assim, ele não era um gigante predador, se alimentava de pequenas ou grandes lulas, e alguns tipo de peixes grandes.
|
Shonisaurus comendo seu "jantar" de moluscos
©Walter Myers |
Maior cabeça: A maior cabeça não pertence ao
Torosaurus, pelo que eu já li em livros, e sim, ao
Pentaceratops(Cara com Cinco Chifres), que tinha uma cabeça de mais de três metros de comprimento. Viveu durante o Cretáceo Superior, há cerca de 70 MA, na América do Norte, e parece que era uma das presas do terópode
Daspletosaurus.
|
©Mineo Shiraishi |
Nenhum comentário:
Postar um comentário