Para começar, o que é um dinossauro?

Bom, essa pergunta não é fácil de responder, pois muito se sabe sobre esses animais, então, aqui pretendo colocar tudo o que sei sobre eles.
O famoso Tyrannosaurus rex© Joey Tucciarone
Para começo de conversa, a palavra dinossauro vem do grego, significa Deinos=Terrível, e Saurio=Lagarto, juntando tudo, fica "Lagarto Terrível". Termo muito não apropriável para se dar, mas lembre-se que na época os cientistas não sabiam que dinossauros eram, em sua maioria, herbívoros e pequenos, e que se pareciam mais com aves do que com lagartos.
Como eu acho que todos devem saber, os dinossauros eram répteis, do grupo dos Acrossauros(nos quais se encontram os crocodilos, jacarés e dinossauros-além de outras espécies). Primeiramente, os dinossauros foram confundidos com dragões ou com ossos de gigantes, mas depois, foram descobrindo sua anatomia, e seu comportamento. E o resultado foi, de dragões retos até pequenos maniraptores com penas. Ao longo do tempo também foram notando que os dinossauros se pareciam muito com as aves, portanto, descendiam delas.
Características que provam isso são: esqueleto que apresenta um par de patas adaptados a correr mais rapidamente que outros animais, ossos delicados nos membros superiores e inferiores, e também o formato do crânio. Mesmo assim, é possível dizer que alguns lagartos como o basilisco por exemplo, e os crocodilos, conseguem andar "eretos", mas suas pernas não estão exatamente sob o corpo, como é o caso dos dinossauros, que colocavam uma pata na frente da outra para correr(e é essa a técnica que usamos hoje, mas não pense que nos viemos dos dinossauros, viemos de um grupo totalmente diferentes).
Velociraptor caçando um Protoceratops
©Todd Marshall
Bom, agora quero deixar bem claro algo que me irrita para caramba. leia com atenção: Pterodáctilo, Elasmossauro, Liopleurodonte, Pteranodon ou qualquer outro réptil desses que não seja terrestre NÃO É DINOSSAURO! Deu para entender? É simples!

Beleza então, por hoje foi isso, depois eu vou postar sobre cada ponto específico do comportamento deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário